Araucária, inserida na Região Metropolitana de Curitiba, compartilha fronteiras com Balsa Nova, Campo Largo, Contenda, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Mandirituba e Quitandinha. Sua proximidade com a capital paranaense é notável, situando-se a apenas 29 km de distância.
Fundada em 11 de fevereiro de 1890, o município celebra 133 anos de uma história marcada por transformações econômicas e sociais. Inicialmente, a exploração comercial da madeira foi um pilar econômico, tendo seu início na Freguesia do Iguassú no século XIX. Contudo, a atividade entrou em crise na década de 1930 devido à devastação das reservas. Os moradores de Araucária adaptaram-se à exploração da erva-mate até a década de 1940, quando as exportações para a Argentina declinaram. O crescimento econômico posterior possibilitou a diversificação do mercado, gerando empregos em setores como olarias, cerâmicas, moinhos, fábricas de palhões, massa de tomate, caixas de madeira, linho, fósforo, balas, bolachas e torrefação de café.
A cidade abrange uma área total de 469,166 km², proporcionando uma paisagem diversificada. Com uma população estimada em 166.699 habitantes (IBGE/2021), a densidade populacional é de 0,4 hab./km².
Araucária destaca-se por seus indicadores socioeconômicos positivos. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em 2010 foi de 0,740, classificado como alto. O Produto Interno Bruto (PIB) em 2011 alcançou R$ 13.209.780 mil, conferindo à cidade a posição de 41º no ranking nacional. O PIB per capita em 2019 foi de R$ 130.033,87.
Ao longo dos anos, a economia de Araucária passou por diferentes fases, adaptando-se às mudanças no cenário econômico. Atualmente, os principais cultivos agrícolas incluem milho, feijão, batata, repolho, cebola, hortaliças em geral, soja, pêssego e ameixa. A cidade busca a diversificação econômica, mantendo uma abordagem sustentável para promover o desenvolvimento local.
A Avalia-Curitiba – Avaliação de Imóveis Curitiba está capacitada para trabalhos de Engenharia de Avaliação de Imóveis Urbanos e Rurais em Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinais, Foz do Iguaçu e em toda a Região Metropolitana de Curitiba com o emprego dos critérios estabelecidos na ABNT NBR 14.653 partes 1, 2 e 3 com relatórios produzidos por Engenheiros Civis, Gestores Imobiliários, Arquitetos e Engenheiros Agrônomos, com recolhimento de ART junto ao Crea – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia. Especializada na Avaliação de Imóveis Comerciais, Industriais, Residenciais e Rurais.
Quer saber mais sobre Avaliação de Imóveis em Araucária, PR?
Entre em contato conosco:
Telefone: (41) 3798-6480 e (11) 9 1721-4500
E e-mail: comercial@avalia-sp.com.br